Gastronomia
Publicada em
23/04/2013 às 15h01

Receita de chef: aprenda a fazer uma saborosa cebola australiana

Desvendamos o mistério da iguaria que faz muito sucesso em restaurantes especializados na culinária da Austrália; confira o passo a passo

Da editoria de Gastronomia

Sabe aquela cebola gigante em formato de flor servida em restaurantes especializados em comida australiana? É possível fazer o mesmo com uma cebola nacional, basta comprar uma de um tamanho bem grande. A receita era segredo mantido por uma gigante rede de australian food, mas, seguindo corretamente o passo a passo, você também pode cozinhar como um chef e levar um prato digno de elogios para a sua mesa.

Veja também:
Delicioso e leve: Saiba como preparar sequilhos diet


Um molho especial e levemente picante acompanha a iguaria, que combina com chopp gelado e happy hour com os amigos. Confira como preparar esta saborosa receita:

Ingredientes:
1 cebola grande (a maior que encontrar)
1 litro de leite
2 ovos
500g de farinha de rosca
2 colheres de sobremesa de sal
2 colheres de sobremesa de pimenta caiena
2  colheres de sobremesa de pimenta do reino
2 colheres de sobremesa de tomilho

Para o molho:
½ copo de maionese
2 colheres (sopa) de catchup
1 colher (sopa) de raiz forte
3 pitadas de páprica picante
1 pitada de pimenta- do- reino em pó
1 pitada de pimenta-vermelha em pó

Modo de preparo:
Molho: Coloque todos os ingredientes em uma vasilha, misturando e reservando na geladeira até o momento de servir.

 

Cebola: Pegue a maior cebola que encontrar. Corte fora o lado oposto ao da raiz (imagem 1) em algum ponto entre a metade e 3/4 da cebola (quanto mais perto da metade, mais fácil fica). Descasque a cebola e corte fora a raiz, bem rente (imagem 2).

Com uma faca grande, faça cortes perpendiculares, como numa pizza (imagem 3), mas ao invés de 8 pedaços, faça no mínimo 16 e idealmente 32 cortes. Tome cuidado para não atravessar a cebola, parando estes cortes cerca de 2 cm antes de chegar a base. Para deixá-la em forma de flor solte os gomos da cebola (imagem 4), abrindo-a (deixar por duas horas na geladeira pode ajudar nesse processo).

Misture a farinha com o sal, as pimentas e o tomilho. Empane a cebola jogando esta farinha temperada em bastante quantidade para entrar entre os gomos da cebola (imagem 5). Retire o excesso. Mergulhe com o topo para baixo na mistura do leite e ovos (imagem 6) e novamente acrescente farinha e retire o excesso (imagem 7). Está pronta para fritar.

Em uma panela coloque óleo suficiente para submergir a cebola. Leve ao fogo alto. Com a ajuda de uma espumadeira, coloque a cebola com o topo para baixo e deixe fritar por 2 minutos. Gire-a e deixe fritar mais dois minutos, gire-a de novo e deixe mais 2 minutos. Retire-a. Seque-a com papel toalha (imagem 8), e coloque no prato. Prenda o centro com um garfo e, com uma faca afiada, retire o miolo (imagem 9). Para terminar (imagem 10), coloque no centro um potinho com o molho.

Fonte: Site Boa Mesa / Chef Erasmo Santana Santos


Tags: Gastronomia, Receitas, Passo a passo, Cebola Australiana
Mostrar Comentários (3)