Saúde
Publicada em
23/08/2012 às 15h30

Novo hospital será inaugurado na Av. Suburbana nesta sexta-feira

Um dos objetivos do Hospital Alayde Costa é atender a necessidade de continuidade terapêutica de pacientes de longa permanência oriundos dos hospitais gerais do estado

Da Redação

A partir desta sexta-feira (24), a população baiana poderá contar com um novo hospital, instalado na Av. Suburbana, em Escada. Com investimentos de mais de R$12 milhões, o Hospital Alayde Costa será inaugurado em um evento que comecará a partir das 15h, no qual participarão o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, o governador Jaques Wagner, o secretário da Saúde, Jorge Solla e o diretor da Faculdade Dom Pedro II, Prof. Luiz Brandão.

A unidade de saúde, anexada à Unidade de Pronto Atendimento (UPA), pretende atender pacientes crônicos em cuidados prolongados, em terapia intensiva (UTI), provenientes de outras unidades hospitalares encaminhados pela Central Estadual de Regulação. Um dos objetivos é atender a necessidade de continuidade terapêutica de pacientes de longa permanência vindos dos hospitais gerais do estado.

Na primeira etapa, o hospital terá 20 leitos de UTI e outros 60 leitos, distribuídos em 15 enfermarias para adultos, cada uma com quatro leitos, e dois apartamentos individuais. A unidade de saúde será um hospital de atendimento refereciado, não oferecendo, portanto, atendimento ambulatorial, de urgência e emergência. Além de dispor de um laboratório de analises clínicas, o Alayde Costa oferecerá serviço de diagnóstico, como ultrassonografia, radiologia, tomografia computadorizada e ecocardiografia.

A inauguração da segunda etapa do hospital está prevista para o segundo semestre de 2013, com um investimento de R$ 27 milhões. O projeto de expansão prevê um centro cirúrgico, com cinco salas para realização de cirurgias de alta complexidade, e mais 20 leitos de UTI e 140 leitos de enfermaria, totalizando 240 leitos.

O Hospital Alayde Costa é uma iniciativa do Governo do Estado da Bahia, em parceria com o Instituto de Educação e Tecnologia (IEST) da Faculdade Dom Pedro II. Os alunos da área de saúde desta instituição terão oportunidade de atuar na nova unidade de saúde.


Tags: Alayde Costa, Novo Hospital, Av. Suburbana